A curiosidade é o combustível que move a equipe da Fatos Desconhecidos e você também. Afinal, o ser humano é um bicho extremamente curioso e movido à novidade, a coisas que chamam sua atenção. Principalmente se você não consegue encontrar uma explicação para um fato novo ou mesmo encontrar uma função lógica para o que te dá curiosidade ou chama sua atenção.
Um exemplo bacana disso são os milhares de furinhos polêmicos que existem por aí. Já parou para pensar o quanto temos furinhos em vário objetos e lugares por aí que não sabemos nem o significado ou para que servem? Intrigamos você, não é mesmo?
Um exemplo de furinhos polêmicos que intriga a curiosidade das pessoas e que nós já desvendamos para você são os da utilidade do furinho das canetas Bic. Outro dos furinhos intrigantes que atiçam qualquer um e deixam as pessoas pensativas é o que fica nos cadeados ou os que estão no topo das tampas das canetas esferográficas. São vários os exemplos de furinhos que estão por aí e você nunca parou para pensar qual é a sua utilidade e finalidade, não é verdade?
E hoje vamos trazer para você vários desses furinhos famosos e vamos explicar a utilidade de cada um deles. Agora sim você vai poder descansar em paz e ficar com sua curiosidade sanada. Acompanhe a lista que preparamos e se caso faltar algum furinho que você é louco para descobrir a utilidade mande para gente nos comentários, heim!
1 – Os furinhos polêmicos das canetas Bic
Há uma explicação plausível para o furinho das canetas esferográficas por aí e o da caneta Bic existir. A função do buraquinho é totalmente física. Ele serve para aliviar a pressão interna da caneta e fazer com que se iguale à pressão atmosférica. A finalidade é evitar que a tinta interna do tubo estoure ou escape e faça alguma bagunça.
2 – Os furinhos polêmicos nas tampas das canetas
Ainda falando de caneta esferográficas, e em especial o modelo da Bic, outro furinho polêmico é o que fica no topo da tampa. O furo tem uma funcionalidade voltada para sua segurança. Ele serve como uma proteção para aquelas pessoas ansiosas (ou não) que têm mania de mascar o topo das tampinhas. A intenção é que caso uma pessoa engula a tampa, o furo permitirá a passagem de ar pela traqueia até que ocorra o atendimento por uma equipe profissional.
3 – Os furinhos dos cadeados
Esse buraquinho quase invisível possui duas funções: facilitar o escoamento de água e poeira que acumula no sistema de trava e permitir a lubrificação do cadeado.
4 – Os furinhos dos roteadores
O furinho polêmico ou o furinho do “reset” do roteador serve, na verdade, para quando for preciso voltar o sistema para o modo de fábrica, em caso de alguma pane ou erro. Em termos gerais, é um artifício que serve para quando a internet trava por algum tipo de conflito de endereço de IP. É aconselhável utilizar este botão só se caso você souber reconfigurar o roteador.
5 – Os furinhos nos leitores de CDs/DVDs
Esse furinho funciona como uma espécie de válvula de escape, no caso de leitores de CDs, DVDs e BluRays. O funcionamento consiste em espetar um clipe de metal nesse furinho para que o disco seja ejetado, mesmo sem o comando direto do aparelho.
6 – Os furinhos polêmicos das tampas de conserva
Elas estão presentes nas tampas de extrato de tomate, geleia, azeitonas, requeijão, milho, ervilhas e são um mistério sobre sua utilidade. O objetivo desse furinho nessas tampas é exclusivamente para facilitar na abertura do potinho. As embalagens são fechadas com muita pressão, daí liberando esse pequeno buraquinho, ela escapa e o pote pode ser aberto.
7 – Os furinhos incompreensíveis das tomadas brasileiras
Esse buraquinho no meio das tomadas foi implementado desde 2006 e tem tirado o sono de muita gente. Muitos pluggins deixaram de servir nas tomadas e muitos adaptadores precisaram ser improvisados ou comprados. O nome desse furinho é “terra” e sua serventia é para dar mais segurança aos usuários e evitar que aconteça a sobrecarga nos aparelhos. Basicamente, ele serve para evitar os choques elétricos.
8 – Os furinhos polêmicos do umbigo
Outro furinho que você não via muita explicação são os do umbigo, não é mesmo? Os umbigos são uma espécie de cicatriz deixada pela queda espontânea do cordão umbilical, que servem de passagem para os alimentos da mãe ao bebê, durante a gravidez.
9 – Os furinhos extras nos cadarços dos tênis
Outro dos furinhos polêmicos são os buracos extras nos tênis. A função deles é garantir maior estabilidade do calçado e fazer com que o tênis, amarrado até os furinhos extras, fique mais estável e junto dos pés, evitando torções, rasgos e qualquer tipo de ferimento.
10 – O curioso furinhos nos notebooks
Eles estão presentes em muitos notebooks por aí e se encontram do lado das portas USB, HDMI, entrada e saída de áudio e tomada de energia. A função desse curioso buraquinho é funcionar como uma trava anti-furto, onde você pode conectar um cadeado de segurança. Lembrando que o cadeado não é incluso na compra do notebook que você adquirir, heim.
11 – Os furinhos nas janelas dos aviões
O furinho nas janelas dos aviões, assim como nas canetas esferográficas, serve para garantir que a pressão interna seja equilibrada. Ele serve também para evitar que o vidro fique embaçado devido à condensação do ar.
12 – O furinho rosqueado nas máquinas fotográficas
Esse furinho vem rosqueado na parte de baixo (ou centralizado) de todas as câmeras fotográficas e filmadoras. Sua função é servir para fixação dos suportes desses equipamentos, como os tripés, monopés e por aí vai.
0 comentários:
Postar um comentário